quarta-feira, 30 de março de 2011

Abdominal mais que perfeito. Cuide-se





Seu treino de barriga parou de dar resultado? É hora de turbiná-lo.

Quando o assunto é abdominal, nada se iguala ao exercício feito à moda antiga, em que levantamos o tronco do chão, quase ao ponto de sentar (como nesta foto). Lembra das aulas de educação física da sua infância? Pois é, um estudo científico recente feito nos Estados Unidos concluiu que o full sit-up, como o movimento é conhecido em inglês, é o campeão na hora de recrutar as fibras de todos os músculos da barriga. Os pesquisadores da Medical College of Georgia, uma faculdade de medicina norte-americana, chegaram a essa conclusão depois de medirem a contração muscular exigida por seis tipos de abdominais.
"Quando subimos o tronco acima de 40 graus em relação ao solo, utilizamos a musculatura da barriga tanto para fazer o movimento para cima como para segurar a postura. Assim, ela é exigida em dose dupla", defende a professora de educação física Elaine Cruz, da academia Bio Ritmo, em São Paulo (SP).
Ao contrário do que muita gente pensa, o movimento não prejudica a lombar se for executado da maneira correta (como ensinamos na próxima página) por garotas que já têm a região abdominal mais fortalecida. O segredo está em prender bem os pés, para que a musculatura da base da coluna descole do chão suavemente, sem trancos.
A aula criada por Elaine, além do exercício campeão, traz outros quatro supereficientes. "O treino é voltado para quem já está habituada a fazer abdominais e que, por isso, tem a musculatura preparada para executar os movimentos sem prejudicar a região lombar", alerta Elaine. Se você não é a rainha da academia, indicamos uma versão mais fácil de cada um dos exercícios. Agora sim: a barriga definida e retinha com os músculos desenhados está nas suas mãos.

truque para o sit-up ideal
* Os pés devem estar fixos no chão. Para isso, você pode colocar caneleiras pesadas (mais de 4 quilos), em cada uma das pernas, apoiar os pés embaixo de um sofá ou ainda pedir para alguém segurá-los enquanto faz o exercício.

* Não suba com as costas retas. Elas devem permanecer arredondadas.

* Quando estiver subindo, não sente, pois se você formar um ângulo de 90 graus, sentando completamente, o músculo será menos exigido.


O intervalo entre as séries é de 30 a 40 s.

Nenhum comentário:

Postar um comentário